A artrite psoriásica acomete mulheres e homens, mais comumente na 4a e 5a décadas de vida. A doença da pele...
Ler maisDra. Mariana Ortega Perez, MD, PhD
Reumatologista
CRM/SP: 146040
RQE: 108328
O diagnóstico se dá pela presença de artrite, rigidez articular matinal de pelo menos 1h, elevação de marcadores inflamatórios (VHS e PCR), presença de fator reumatoide e anti-CCP (lembrando que pacientes com artrite reumatoide podem apresentar fator reumatoide e anti-CCP negativos) e alterações radiográficas (presença de erosões ósseas). Paciente com doença precoce apresentam RX normal, sem lesões óssea, e as alterações inflamatórias das articulações apareceram apenas no ultrassom ou ressonância magnética articular.
Fator reumatoide é um anticorpo presente na artrite reumatoide e em outras doenças, como, por exemplo, na síndrome de Sjögren. Indivíduos saudáveis e idosos podem apresentar fator reumatoide positivo, sem necessariamente indicar presença de doença. Desse modo, o fator reumatoide deve ser solicitado dentro de um contexto clínico.
A presença do fator reumatoide não é indicativo de artrite reumatoide (outras doenças podem cursar com fator reumatoide positivo). Do mesmo modo, fator reumatoide negativo não exclui artrite reumatoide. Nos pacientes com artrite reumatoide e fator reumatoide negativo, podemos solicitar um outro marcador mais específico, o anti-CCP.
O tratamento da artrite reumatoide divide-se em não-medicamentoso e medicamentoso.
A artrite psoriásica acomete mulheres e homens, mais comumente na 4a e 5a décadas de vida. A doença da pele...
Ler maisA artrite reumatoide é uma doença autoimune que leva à inflamação das articulações. Normalmente, os pacientes mais acometidos pela artrite...
Ler maisO diagnóstico se dá pela presença de artrite, rigidez articular matinal de pelo menos 1h, elevação de marcadores inflamatórios (VHS...
Ler mais