Dra. Mariana Ortega – Reumatologista

Osteoartrose

Dra. Mariana Ortega Perez, MD, PhD
Reumatologista
CRM/SP: 146040
RQE: 108328

O que é osteortrose?

A osteoartrose, também chamada de osteoartrite ou artrose, é uma doença que leva ao desgaste da cartilagem articular, acompanhado de algum grau de inflamação local (por isso também chamada de osteoartrite – ite: inflamação).

O que é cartilagem articular?

Cartilagem articular é uma estrutura localizada nas articulações, cuja função é amortecer o impacto sobre o osso.

Por que ocorre a osteoartrose?

A osteoartrose ocorre por um desequilíbrio entre a degradação e a formação dos elementos que compõem a cartilagem, com predomínio da degradação. Como resultado, a cartilagem torna-se mais fina e, consequentemente, menos capaz de amortecer o impacto sobre o osso. Como resultado, o osso subcondral (abaixo da cartilagem) passa a sofrer.

Quais os sintomas da osteoartrose?

Pacientes com osteoartrose podem apresentar dor, limitação de movimento e edema (inchaço) articular. Pode ocorrer também rigidez matinal (rigidez nas articulações pela manhã, após um período de repouso ao acordar), normalmente de duração inferior a 30 minutos.

Quais pacientes mais acometidos pela osteoartrose?

A osteoartrose é mais comum em mulheres de meia idade e idosas. Mas pode ocorrer também em homens. Não é comum osteoartrose em jovens – neste caso, devemos investigar uma causa subjacente para a osteoartrose (como por exemplo: trauma prévio, infecção articular ou algum processo inflamatório articular como artrite reumatoide, artrite idiopática juvenil ou espondilite anquilosante).

Qual a diferença entre osteoartrose e artrite?

  • Osteoartrose é um processo degenerativo em que há comprometimento (desgaste) da cartilagem presente nas articulações. Na osteoartrose, pode haver inflamação da articulação (artrite) e rigidez matinal, mas de menor intensidade. Como vimos, a osteoartrose costuma acometer mulheres de mais idade, em especial nas regiões dos joelhos e mãos, causando dor e limitação ao movimento.
  • Artrite significa articulação inflamada, geralmente com presença de dor, edema (inchaço) e calor local.

A artrite por si só não é uma doença, mas sim uma manifestação de muitas doenças. O lúpus, a artrite reumatoide, a gota e diversas outras doenças, inclusive infecções, podem se manifestar com artrite.

Por isso, quando o paciente vai ao consultório com artrite, deve ser feita uma investigação completa para se chegar a um diagnóstico. As artrites costumam vir acompanhadas de rigidez matinal prolongada. 

Quais as articulações que mais sofrem com a osteoartrose?

A osteoartrose instala-se mais comumente nos joelhos e mãos. No entanto, pode acometer outros locais, como coluna e quadris. 

O que a osteoartrose pode causar nos joelhos?

A osteoartrose de joelhos pode levar à dor, edema (inchaço), limitação de movimento, crepitações locais e rigidez matinal.

O que a osteoartrose pode causar nas mãos?

A osteoartrose pode causar dor, edema (inchaço), limitação de movimento nas mãos e rigidez matinal.

Há duas formas particulares de osteoartrose de mãos:

  • Osteoartrose nodal das mãos: leva à ocorrência de nódulos nas articulações dos dedos das mãos
  • Osteoartrose erosiva das mãos: erosão nas articulações das mãos com edema local. Neste caso, é imprescindível diferenciar a osteoartrose erosiva da artrite reumatoide.

Como diagnosticamos a osteoartrose?

A osteoartrose é diagnosticada considerando:

  • Sintomas do paciente: dor, edema, limitação de movimento, crepitação articular e rigidez matinal
  • Exames de imagem, como radiografias: presença de redução do espaço articular (indicando redução da espessura da cartilagem) e alterações do osso subcondral (abaixo da cartilagem). Como a cartilagem, gradativamente, perde a função de proteção do osso, o osso passa a sofrer. Comumente, em pacientes com osteoartrose na coluna, notamos também a presença de osteófitos (bicos de papagaio na coluna).
  • Exames laboratoriais: pacientes com osteoartrose podem apresentar elevação de VHS e PCR, em consequência da inflamação gerada pela doença.

Como tratamos a osteoartrose?

O tratamento da osteoartrose envolve:

– Tratamento não-medicamentoso: orientações sobre a doença e seu tratamento, perda de peso, reabilitação (exercícios de fortalecimento específicos para o tipo e local da osteoartrose) e, quando indicado, uso de órteses

  • Tratamento medicamentoso: analgésicos, antiinflamatórios e condroprotetores (protetores da cartilagem, como glicosamina, condroitina e diacereina)
  • Tratamento cirúrgico: colocação de próteses em joelhos e quadris, substituindo a articulação comprometida. O tratamento cirúrgico é indicado nos casos de osteoartrose grave e não resposta ao tratamento clínico. 

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe!

Veja mais conteúdos