O diagnóstico de fibromialgia é clínico, não há um exame laboratorial que possamos fazer e que nos dê o diagnóstico...
Ler maisDra. Mariana Ortega Perez, MD, PhD
Reumatologista
CRM/SP: 146040
RQE: 108328
A artrite reumatoide é uma doença autoimune que leva à inflamação das articulações.
Normalmente, os pacientes mais acometidos pela artrite reumatoide são mulheres na faixa etária de 30-50 anos de idade.
A artrite reumatoide causa dor e edema (inchaço) articular, além de rigidez matinal. Quando não tratada adequadamente, a artrite reumatoide pode levar à ocorrência de deformidades. Pode haver ainda sintomas, como febre, emagrecimento e adinamia (sensação de exaustão). Alguns pacientes podem apresentar sintomas extrarticulares, com acometimento da pele (nódulos reumatoides), dos olhos (esclerite, episclerite, uveíte), pulmões (pneumopatia), coração (derrame pericárdico), vasos (vasculite) e nervos periféricos (neuropatia).
Acordar com as mãos enrijecidas pode ser o que chamamos de rigidez matinal. A rigidez matinal é um sintoma típico da artrite (inflamação articular) e acomete principalmente as pequenas articulações das mãos, podendo também estar presente em outros locais como joelhos, tornozelos, pés, ombros, quadril e coluna.
A rigidez matinal pode se manifestar com a sensação de endurecimento das articulações e dificuldade para realizar as tarefas diárias, logo que se levanta da cama. À medida em que são desempenhadas as tarefas, as articulações envolvidas vão se soltando e a rigidez melhora.
A rigidez matinal ocorre por dois eventos principais:
A rigidez matinal pode se estender além das primeiras horas da manhã e repercutir ao longo do dia, levando à piora da qualidade de vida, alterações de humor e incapacidade para o trabalho.
Além da artrite (em especial a artrite reumatoide), outras doenças podem cursar com rigidez matinal, como a espondilite anquilosante, a osteoartrite (artrose) e a fibromialgia.
Um episódio médio de rigidez matinal dura cerca de 20 minutos e desaparece à medida em que se movimenta e aquece as articulações e músculos. No entanto, a rigidez matinal acima de uma hora pode ser vista na artrite reumatoide.
O diagnóstico de fibromialgia é clínico, não há um exame laboratorial que possamos fazer e que nos dê o diagnóstico...
Ler maisO diagnóstico se dá pela presença de artrite, rigidez articular matinal de pelo menos 1h, elevação de marcadores inflamatórios (VHS...
Ler maisDoenças autoimunes são doenças inflamatórias, que acometem qualquer órgão ou sistema do corpo. Recebem este nome por um comprometimento do...
Ler mais