Dra. Mariana Ortega – Reumatologista

Síndrome de Sjögren

Dra. Mariana Ortega Perez, MD, PhD
Reumatologista
CRM/SP: 146040
RQE: 108328

O que é a síndrome de Sjögren?

A síndrome de Sjögren é uma doença autoimune caracterizada pela inflamação das glândulas exócrinas (glândulas lacrimais, salivares, entre outras), levando a sintomas de secura.

Quem são os pacientes mais acometidos pela síndrome de Sjögren

A síndrome de Sjögren acomete, comumente, mulheres de meia idade. Pode ocorrer isoladamente (chamada de síndrome de Sjögren primária) ou associada a outras doenças autoimunes, como lúpus e artrite reumatoide (o que chamamos de síndrome de Sjögren secundária). 

Quais são os sintomas da síndrome de Sjögren?

Os sintomas mais comuns são olho seco e boca seca.

O olho seco pode levar à sensação de areia nos olhos, dor e vermelhidão ocular e a úlceras de córnea.

Pacientes com boca seca podem ter ainda cáries com maior frequência, infecção oral por fungos (monilíase oral) e alteração no paladar.

Outros sintomas de secura podem ocorrer como: pele seca; secura das vias aéreas e tosse; e secura vaginal com dor nas relações sexuais.

Pacientes com síndrome de Sjögren podem apresentar outros sintomas extraglandulares como: artralgia (dor nas articulações), artrite (inflamação das articulações), inflamação dos nervos periféricos (neuropatia), acometimento pulmonar (pneumopatia), entre outros.

Como diagnosticamos a síndrome de Sjögren?

  • Importante: Como o olho seco e boca seca são predominantes na doença, outras causas destes sintomas devem ser afastadas, como: uso de medicamentos, infecções e neoplasias. Desse modo, dizemos que a síndrome de Sjögren é um diagnóstico de exclusão, ou seja, precisamos excluir outras causas de olho seco e boca seca. 

O diagnóstico da doença é baseado nos sintomas de olho seco e boca seca, exames laboratoriais (presença de autoanticorpos como FAN, fator reumatoide, anti-Ro e anti-La) e exames que possam confirmar a presença de olho seco e boca seca. É essencial o acompanhamento conjunto com um oftalmologista que esteja habituado a realizar estes exames oculares. 

Nos pacientes em que o diagnóstico é muito sugestivo, porém não foi fechado, pode-se lançar mão da biópsia de glândula salivar menor, onde é observada a presença de um infiltrado de células inflamatórias (linfócitos) nas glândulas salivares.

Como diagnosticamos a síndrome de Sjögren?

A síndrome de Sjögren é uma doença crônica que tem tratamento, conforme o acometimento de cada paciente.

  • É muito importante as orientações ambientais e de mudança de estilo de vida:
    • Cessar tabagismo e etilismo, aumentar ingesta de água, usar umidificadores de ar, evitar períodos prolongados em frente ao computador ou TV, evitar exposição prolongada ao ar condicionado. 
  • No mercado há uma série de produtos que melhoram a sensação de olho seco e boca seca, como:
    • Lágrimas e salivas artificiais
    • Enxaguantes bucais sem álcool
    • Escovas de dentes apropriadas
  • Alguns estudos apontam também os benefícios do óleo de linhaça em cápsula nos casos de olho seco.
  • Alguns pacientes podem se beneficiar do uso da hidroxicloroquina e imunossupressores, particularmente nas manifestações articulares da doença. 

Importante: O reumatologista é o médico que cuida de pacientes com síndrome de Sjögren. Estas orientações são informativas e não substituem a consulta com um reumatologista. 

Gostou desse conteúdo? Então compartilhe!

Veja mais conteúdos

Miopatias inflamatórias

As miopatias inflamatórias são um grupo de doenças autoimunes raras que cursam com inflamação nos músculos e consequente destruição muscular....

Ler mais